terça-feira, 12 de maio de 2009

Por quê?


A filosofia é a arte de perguntar o "porquê". Em nossa existência encontramos muito mais perguntas do que respostas. O texto abaixo foi escrito pela senhora Maria Eduarda Duda (EM 11) do Colégio Madre Clélia:



POR QUÊ?


Quando uma criança pergunta o "por quê" das coisas, nós, as vezes, nem sabemos responder ou como fazer a criança entender o significado.


Por quê? Por que precisamos passar tanto tempo da nossa vida estudando? Por que nós existimos e para quê? Por que precisamos amar? Talvez para não ficarmos solitários. Mas por que não ser solitário? Por que temos que ter responsabilidades? Por que não podemos jogar os deveres "nas costas" dos outros? Por que a vida muitas vezes é difícil? Por que temos problemas? Por que eu sou assim e não de outro jeito? Por que isso é desse jeito e aquilo é de outro?


Afinal, por que existem as diferenças e por que não pode ser tudo igual? Por que o mundo se tornou tão violento e com tantos problemas? Será que existe alguém igual a nós ou um mundo melhor no universo? Por que sim e por que não? Por que todo mundo acha que tem respostas fáceis na ponta da língua? Por que não agimos diferente, pensando duas vezes antes de tomar decisões? E por que nós erramos e não podemos estar sempre certos?


São tantos "porquê" em nossa vida e por que eles existem? Por que perguntamos e queremos saber o por quê? Por que temos que saber as respostas e por que não as sabemos? Por que precisamos aprender as coisas e não nascemos sabendo?


As vezes, as respostas parecem ser simples. Depende do modo de pensar que cada um tem, pois as respostas podem estar dentro de cada um de nós ou nem sequer existirem. Enfim, a vida é uma filosofia e cada um escreve a sua história. E cada um tem uma história para contar.

Um comentário: